Maias da Nossa Terra

Historicamente, o ritual das maias acontece na noite de 30 de abril para 1 de maio. Manda a tradição que se enfeitem portas, janelas e outros locais com giestas amarelas ou coroas de flores, acreditando muitos, que tal impede a entrada de espíritos malignos na casa e na família.

É uma tradição muito antiga e generalizada em Portugal, dizendo os estudiosos, que tem a ver com ritos associados à Primavera e à fertilidade da terra e dos animais. Há também quem diga que remonta ao tempo de Cristo, aquando da sua fuga para o Egipto, devida à perseguição de Herodes, que ordenara a procura e morte do Menino Jesus.

Segundo a lenda, tendo sido identificada a casa onde a Sagrada Família pernoitava, um denunciador teria colocado um ramo de giesta na porta daquela casa, para que os soldados de Herodes, depois de avisados, pudessem identificar a casa e matar Jesus. Por milagre, quando os soldados se dirigiram à cidade depararam com todas as portas enfeitadas com ramos de giesta florida.

Tradicionalmente, a “coroa das maias” era elaborada em papel com fitas de cores, vendo-se também muitas feitas com flores naturais, flores de papel e até de outros materiais coloridos.

Maias-da-Nossa-Terra_Regulamento_2024-1
Tags: